Introdução
Picadas de formigas e mosquitos são bastante comuns, principalmente nesta época do ano, quando deixamos os braços e pernas mais expostos e, geralmente, nos reunimos em locais ao ar livre, com maior concentração de insetos. Além disso, o calor e maior incidência de chuvas no verão propiciam a proliferação de mosquitos e outros bichos, aumentando, assim, a ocorrência desse tipo de alergia.
A alergia pode acometer idosos, adultos e, principalmente, crianças. No entanto, é importante destacar que, embora seja frequente, a alergia pode apresentar diferentes manifestações no paciente, a depender da substância causadora, que pode ser a saliva de animais ou o veneno. Em alguns casos, o quadro pode evoluir rapidamente, causar reações generalizadas e até choque anafilático.
O que é alergia à picada de insetos?
É a reação alérgica que se manifesta após a picada de insetos como formigas, mosquitos, abelhas e carrapatos. As manifestações podem ocorrer devido à hipersensibilidade do paciente à saliva desses animais ou ao veneno injetado durante a picada.
Quais as principais manifestações?
As reações variam de acordo com a motivação. A mais comum é a alergia causada pelo efeito irritativo da saliva dos insetos injetada no paciente no momento da picada. Geralmente ocasionada por mosquitos, moscas, pulgas e carrapatos, costuma apresentar ação irritativa local com vermelhidão, às vezes com relevo, e coceira.
No entanto, algumas pessoas podem apresentar maior sensibilidade e manifestar reações mais graves e sistêmicas, como feridas que podem infeccionar. Pode ocorrer ainda manifestações alérgicas em outras partes do corpo, diferente do local da picada, o que é chamado de estrófulo ou prurigo estrófulo.