O que é asma?
A asma é uma doença caracterizada pela inflamação nos brônquios, que são as vias que ligam a traqueia ao pulmão. Esse processo leva ao broncoespasmo (fechamentos dos brônquios) além do aumento da produção de secreção, prejudicando a passagem de ar.
É uma doença considerada heterogênea e variável, ou seja, pode se manifestar e apresentar sintomas diferentes de um paciente para o outro e pode ser alérgica ou não alérgica. Quando se manifesta ainda na infância, frequentemente está associada à alergia. Mas a asma em adultos não costuma ser por causas alérgicas.
Quais as causas da asma?
A asma alérgica é desencadeada por uma reatividade exagerada do paciente ao entrar em contato com estímulos ambientais. Os mais comuns são: poeira, mofo, ácaro, fezes de barata e pelos de animais.
Quando a doença não é alérgica, pode estar relacionada a infecções como resfriados, viroses ou sinusites, mudanças de tempo, poluição e até esforço físico.
Quais os principais sinais e sintomas da asma?
Os sintomas mais comuns da doença são tosse frequente e prolongada, falta de ar, geralmente acompanhada de chiado, dor no peito, dificuldade para respirar e cansaço. Esses sintomas costumam piorar à noite e podem aparecer combinados ou isoladamente.